Corrigir o que incomoda,
Arrumar o estragado,
Embelezar o corpo,
Aumentar a autoestima,
Refletir melhor a alma.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

2. Colesterol na área.

Hoje fiquei tristinha...

Fiz um exame para avaliar como anda o meu colesterol. Meu perfil lipídico não estava 100% como eu imaginava. Triglicerídios normal, colesterol total alto, HDL alto e LDL limítrofe. Ainda bem que não é muuuuuuito alto, está próximo do aceitável, mas mesmo assim é bom ficar atenta.

Daí, questionei-me: Por que o meu colesterol está alto?
- Não tenho histórico familiar de dislipidemia, nunca tive problema com colesterol até então, e não tenho alimentação desregrada.

Só me resta uma opção: anticoncepcional.
Sim meninas... Portadoras de ovário policístico que fazem uso de contraceptivo oral fiquem atentas ao seu colesterol. O anticoncepcional para nós é um tratamento, e como todo tratamento, às vezes precisa de um ajuste.

Uso Selene (etinilestradiol+acetato de ciproterona), que caiu como uma luva para o efeito do hirsutismo e TPM, mas creio que agora é hora de abandoná-lo.


Só pra clarear vamos falar com um pouco de ciência:
Etinilestradiol é um estrogênio e o acetato de ciproterona um progestogênico.
Estudos mostram que o HDL aumenta com o uso de estrogênios, e diminui com o uso de progestogênios, e os progestogênios podem aumentar o LDL. Então o efeito final resultante do contraceptivo depende, entre outros fatores, do equilíbrio entre as quantidades dos estrogênio e progestagênio.
Considerando esse efeito dos estrogênios e progestogênios sobre o colesterol, já dá pra saber que alguma coisa não está bem equilibrada em mim.


Não esqueçam que alguns anticoncepcionais podem promover retenção de líquido, e isso vai piorar a celulite, sendo assim "drenagem pra que te quero?".

Ah! Estudos mostram que após 10 semanas de exercícios, mulheres não usuárias de anticoncepcionais ganharam 60% de massa muscular a mais, do que as mulheres que usavam. (tô lascada mesmo...rs)

2 comentários:

  1. oi eu estava tomando Selene como tratamento tbm e mudei para Elani 28 q é drospirenona, será ele vai dar o mesmo efeito do Selene e continuar combatendo os pelos indesejáveis? Afinal é hormônio da mesma forma.

    ResponderExcluir
  2. Bom, os pelos que nasceram já era. Agora só resolve com laser mesmo.

    Mas anticoncepcional não é hormônio da mesma forma.

    Tem diferença e não é pouca. É mais uma coisa assim... existem anticoncepcionais com efeitos androgênicos reduzidos, ou seja, pouco masculinizantes, e anticoncepcionais com efeitos antiandrogênicos, ou seja, contra masculinização. Acetato de ciproterona (Selene, Diane) e Drospirenona (Elani, Yaz, Yasmin) apresentam efeitos antiandrogênicos, ou seja, impedem que a gente vire king kong. Inclusive, o acetato de ciproterona é manipulado em farmácia para tratar portadores de hiperplasia da adrenal, que é um problema que faz com que a pessoa tenha muitos pêlos (principalmente mulheres), daí é importante fazer o diagnóstico diferencial pra confirmar se a mulher tem hiperplasia ou ovários policísticos (ou os dois). Os outros anticoncepcionais tipo como levonorgestrel, norgestimato, gestodeno, etc, apresentam efeitos masculinizantes, a pessoa pode acabar tendo um pelo ou outro no rosto com o uso muuuuuito prolongado.
    O pior é que eu andei pesquisando para ver se já existem outros ativos antiandrogênicos além dos dois citados e ainda não encontrei.

    ResponderExcluir